Minha lista de blogs

11/10/2013

Sobre Tecnologia, Frustrações e Nostalgia

A cada nova invenção e evolução da humanidade eu sinto que as pessoas vêem se tornando mais desumanas e fúteis, e calma - antes que vocês comecem me julgando por essa afirmação - deixa eu explicar o que eu tô querendo dizer...  Eu não sou tão velha assim, verdade, mas eu vivi a pré era digital, eu sou do tempo que todos os vizinhos se reuniam na rua e inventavam milhões de brincadeiras - cada uma mais criativa e divertida que a outra- eu lembro que gastávamos todos os nossos esforços em cavar nossa imaginação e mergulhar em um universo totalmente paralelo, onde a busca da diversão não tinha limites, eu me lembro de campeonatos de bolinha de gude, cabra cega, cai no poço, pique esconde, adedonha e todas aquelas brincadeiras que exigiam que nossa memória gravasse musiquinhas complicadas como "trissilomelo". Hoje em dia você não ver uma criança de 8 anos sem um celular, totalmente envolvidas por um mundo virtual, de jogos e amizades onde a essência de convivência tem estado cada dia mais perdida.  Eu sou do tempo dos amores platônicos, dos namoros de portão, dos bilhetinhos apaixonados e das comédias românticas e contos de fadas, eu não quero parecer ingenua, longe de mim, o que eu quero dizer é que hoje em dia essa essência está cada dia mais morta, os amores são pré meditados e totalmente robóticos, é preciso ter um namorado só para mudar o status do facebook para relacionamento sério e encher o instagram de fotos bonitinhas de casal dos quais você se inspira pelo tumblr e weheartit.   Eu sou da época que as estandes de casa eram cheias de álbuns de família com fotos antigas e amareladas, e quando uma visita ia na sua casa você morria de vergonha se elas acabassem encontrando aquelas fotos que sua tia tirou de você em um momento totalmente constrangedor,  hoje em dia, é tão raro as pessoas revelarem fotos e espalharem pela casa, como espécie de museu particular e refúgio nostálgico,  hoje em dia o intuito de uma foto é receber o maior número de curtidas possíveis, e ai de você se ninguém curtir sua foto, o mundo acaba, a insegurança aparece e a auto estima vira somente algo estimado e bem distante. Eu sou do tempo que eu perdia horas em uma biblioteca tentando responder questões de 50 páginas, ou lendo livros e mais livros para fazer um resumo, hoje em dia tudo é jogado nas costas do nosso querido google, as bibliotecas estão cada dia mais vazias e empoeiradas, as pessoas estão cada dia se esforçando menos pra pensar ou serem críticas, porque tem tudo tão mastigado e simplificado em apenas um clique, que não é preciso exigir nada do seu cérebro (esse que cada dia se encontra mais atrofiado). As pessoas estão cada dia mais vazias, sem conteúdo, sem histórias, memórias, imaginação, companheirismo, amizade e amor, é tudo muito robotizado por um sistema android ou uma conexão 3G. Posso até comparar o ser humano como uma vitrine virtual, onde o único intuito é compartilhar, falar de si, seus problemas, suas fotos e pensamentos momentâneos, sem interesse algum pelo senso crítico do amigo que está do seu lado ou pelo ar que invade os pulmões, pela arvore que foi plantada na porta da sua casa, pelas histórias da infância da sua vó, pelo comércio que fechou as portas por decretar falência, por nada, as pessoas (isso inclui a mim também) simplesmente não se importam com mais nada, estão totalmente desumanizadas e robotizadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário