Minha lista de blogs

13/07/2010

Rock´n Roll

Enfim chegou o dia que comemora-se mundialmente o glorioso Rock'n Roll!
Vou fazer uma coletanea simplificada da origem e dos grandes sucessos do rock internacional e nacional.


ORIGEM: Inovador e diferente de tudo que já tinha ocorrido na música,o rock surge nos USA, na década de 50. Ganhou a simpatia dos jovens que se indentificavam com o estilo 'rebelde' dos cantores e bandas. No ano de 1954 Bill Haley lançou o grande sucesso Shake, Rattle and Roll, mas foi apenas no ano seguinte que então surgiu o roqueiro de maior sucesso (da época) Elvis Presley, que veio a levar o titulo de Rei do Rock, unindo diversos ritmos como a country music e o rhythm & blues, com músicas de letras bem simples, com um ritmo dançante, sempre com o acompanhamento de guitarra eletrica, bateria e baixo.








DÉCADA DE 60 - rebeldia : Essa fase marca a entrada dos BEATLES no mundo do rock. Quem nunca ouviu falar no quarteto fantastico de liverpool? Os beatles ganharam o mundo e o sucesso só aumentava a cada ano dessa década. Em 1962 estouraram nas paradas da Europa e Estados Unidos com a música "love me do"(primeiro single da banda - escrita por Lenon e McCartney).



Graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã, a decada de 60 ficou conhecida como ANOS REBELDES.
Para mim, esse foi a melhor época, de onde saiu os melhores nomes, como Bob dylan, The rolling stones, Jimi Hendrix , Janis Joplin, The who, Pink floyd, The doors...


Dica musical do dia : The Doors - Light My Fire










DÉCADA DE 70 - Pop rock,punk rock: Nessa época o rock ganhou uma cara mais popular devido o surgimento do disco e dos videoclips. Aqui começa a surgir uma batida mais pesada no cenário do rock, chegou a era do Heavy Metal , com bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Por outro lado surge uma batida mais dançante, a dance music desponta com os sucessos de Creedence Clearwater,Elton John e David Bowie.





DÉCADA DE 80- Variações no rock:
essa época foi marcada pela convivência de vários estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo dançante de bandas como: The Clash, The Smith..
Também foi nessa época que rurgiu a MTV, que se dedicou à música e impulsionou ainda ainda mais o rock.
Começa a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte caráter político. Seguindo um estilo pop e dançante, aparecem Michael Jackson (que vem a se tornar o rei do pop) e Madonna.




DÉCADA DE 90 - Fusões e experimentações : Esta década foi marcada por fusões de ritmos diferentes.Bandas como Red Hot Chili Peppers e Faith no More fundem o heavy metal e o funk. Nessa época também surgiu o movimento grunge em Seattle, na California. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, é o maior representante deste novo estilo.
R.E.M , Pearl Jam e Alice In Chains também fazem sucesso no cenário grunge deste período.



ROCK NACIONAL: O primeiro sucesso do rock surgiu em 1960 e apareceu na voz de uma MULHER! sim, Celly Campello foi a gloriosa. Quem aqui nunca ouviu canções como:

"Tomo um banho de lua, fico branca como a neve
Se o luar é meu amigo, censurar ninguém se atreve
É tão bom sonhar contigo, oh! Luar tão cândido"

Banho de lua - Celly Campello.


ou então:

"Oh! oh! Cupido! Vê se deixa em paz
Meu coração que já não pode amar

Eu amei há Muito tempo atrás
Já cansei de tanto soluçar
(Oh! oh! Cupido!)"

Estúpido cupido - Celly Campello


Em meados desta mesma década, enfim surge a Jovem guarda! Com cantores como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Assim a jovem guarda começa a fazer sucesso entre os jovens com suas musicas com letras romanticas e ritmos acelerados.
Na década de 70 surge Raul seixas, fazendo sucesso com músicas como: Óculos escuros, Metamorfose ambulante, Eu nasci a 10 mil anos atrás..

Na década seguinte, surgem bandas com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, como as bandas Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.
Em 1990 fazem sucesso no cenário do rock nacional: Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.
Em 2010 nascem bandas no cenário do rock como restart e cine (tá, esse fim foi uma piada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário