Minha lista de blogs

28/10/2009

Nietz


Nietzsche foi um fiilosofo Alemão, que nasceu em um lar cristão, estudou teologia durante muito tempo e por ironia da vida se tornou um ateu convicto escrevendo inumeros livros abordando críticas ao cristianismo, um exemplo o livro " O anti-cristo" onde ele destila todo seu veneno e despreso contra a religião cristã, afirmando ser a maior desgraça e mentira do mundo.
Nietz tinha uma inteligencia quase sub-humana, sua mente não parava de trabalhar nenhum segundo, inconformado com o mundo passou sua vida com martirios psicologicos , talvez essa seja a maior causa de sua morte, ter pensado tanto.
Nietz acreditava que não existia um Deus universal, mas que cada homem é seu proprio Deus, é quem dita seu destino e suas regras, o " super-homem"
Com o livro "assim falava zaratustra" se tornou uma espécie de percussor do nazismo.
Nietzsche vivia pela arte, tal como a escrita e a musical, seu maior amor era a cultura e acreditava que a cultura é que mudaria o mundo, criou um desprezo enorme pelos alemaes por afirmar que estavam perdendo o prazer da cultura alemã, introduzindo no lugar da cultura a loucura política e nacional. Era um antidemocrático e antitotalitário, afirmando que "A democracia é a forma historica de decadencia do estado" , originando tal pensamento por achar que o estado pensa mais em si do que na propria cultura e acabavam escravizando e limitando os pensamentos.
" Nietzsche : o estado está sempre interessado na formação de cidadãos obedientes,e tem, portanto, tendencia em impedir o desenvolvimento da cultura livre, tornando-a estatica, e estereotipada"
Ele acreditava que o estado deveria ser apenas um meio para a realização da cultura e para fazer nascer o Além-do-homem,
em outras palavras, o estado seria apenas uma especie de fonte de cultura para que o homem crescesse intelectualmente , ultrapassando seus limites de inteligencia.
Nietzsche foi incrivel, mesmo regado de criticas foi um filosofo brilhante, unico e inesquecível, e um critico social de mãos cheias.
Não concordo com todos os seus pensamentos mas admiro incansavelmente a sua mente e suas obras, sou apaixonada pela capacidade de inteligencia que ele tinha,
nunca fiz um estudo aprofundado sobre todas as suas obras ainda, mas confeço que ainda é uma meta a cumprir.
Poeta,filosofo,psicologo... foi um homem de muitas vertentes porem ainda hoje pouco compreendido, talvez por isso tenha sito tão solitário...
o que é compreensível, já que poucos são capazes de entender uma alma tão intensa e atormentada.
Não escondo minha admiração a esse eterno poeta incompreendido.

Um comentário:

  1. Nietzsche é meu favorito tbm... thanx pela visita =)

    ResponderExcluir